Coágulos: O que fazer quando é notado um coágulo após a aplicação do método PEIM em uma paciente?

A primeira coisa a ser feita diante deste quadro é se perguntar como foi a recomendação do pós-procedimento da paciente. Como foi o pós-imediato? E como foi o pós-tardio?  

No Procedimento Estético Injetável em Microvasos recomenda-se, geralmente, um repouso de no mínimo 2 horas, o uso da pomada duas vezes ao dia e o uso da meia para adaptação de quem possui muitas varizes. Sendo isso apenas o primeiro passo.  

O segundo passo é estudar o histórico do (a) paciente. Esse passo é crucial e indispensável. Precisamos de uma avaliação mais minuciosa possível. É preciso atentar-se principalmente a esses seguintes pontos: ele(a) faz o uso de anticoncepcional? Qual o histórico familiar relacionado a coagulação e trombose? Fez o uso de aspirina em algum tempo próximo ao dia de realização do procedimento?  

Após o estudo meticuloso sobre o histórico da paciente, só então algum diagnóstico já pode ser dado.  

Caso o diagnóstico for Microtrombo. Como agir? Quais as possibilidades de procedimentos para a remoção do mesmo?  

É preciso muita atenção, afinal, o Microtrombo não é uma intercorrência muito frequente, porém felizmente há duas possibilidades de remoção do mesmo.  

Solução 1: Fazer a sepsia da região coagulada, em seguida com a ajuda de uma agulha descartável SR 22G, perfurar a região e pressionar. Nota-se que se extrai um sangue escuro, característico de um coágulo. Recomenda-se o uso da pomada, massageando juntamente com a utilização de uma atadura elástica por pelo menos 4 horas com as pernas inclinadas para cima.  

Solução 2: Caso sinta dificuldade em pressionar o coágulo e aconteça a extrusão do Microtrombo, pode-se acoplar a agulha em uma seringa de 3ml com glicose dentro e fazer a tentativa de aspirar o mesmo.  

É nessa hora que se faz necessário, mais do que nunca, vir reforçar o seguinte:   

Uma consulta bem feita, com uma avaliação clínica criteriosa é fundamental para não haver erros em algum diagnóstico do paciente. O seu diferencial enquanto um profissional acima da média estará sempre na segurança da sua atuação.  

Você deve sempre transmitir essa segurança para o paciente, para que ele enxergue que, caso venha acontecer alguma intercorrência, ele estará nas mãos de um profissional que saberá resolvê-la sem qualquer problema.

Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Relacionados

Copyright 2022 - Mayara Moura - Todos os Direitos Reservados